10 dicas para
superar o ex!
Por mais que gostaríamos é impossível apagar alguém completamente da nossa cabeça instantaneamente, o que existe é um processo de superação e cura, então siga essas dica para te ajudar a seguir em frente em tempo recorde
1-Aceite a realidade
a realidade da perda, é a parte mais difícil e é natural levar um tempo para aceitar o afastamento, mas a realidade é algo que se impõe e só aceitando você seguirá em frente.
2-Sinta a dor término
grite, chore, fale, escreva, xingue, reclame, escreva tudo que sente, escute uma música. Se permita sentir busque fazer isso com pessoas de confiança ou com você mesmo.
3-Mudar de cidade não adianta!
não cura a dor imediatamente quando você sai da cidade, viaja ou se muda, você continuará sentindo só que em outro lugar. Pode ser muito bom para uma distração temporária, mas não para uma cura.
4-Dê um tempo de redes sociais
bate a curiosidade, em saber o que pode estar acontecendo com ele(a), mas manter o ex nas redes sociais não te permite seguir em frente, além de te deixar susceptível a cair em joguinhos de superação e ciúmes. Além disso ver o ex constantemente faz com que o sentimento fique vivo, por ser frequentemente alimentado com pensamentos de esperança. Se for necessário bloqueie ele e a todos, que te fazem recordar com emoção.
Se tem receio de se descontrolar e mandar mensagem para o ex enquanto sai, exclua os aplicativos de redes sociais enquanto tiver fora, ou entregue a um amigos de confiança.
5-Não corra atrás!
De um tempo não só das redes sociais, mas dê um tempo na sua vida, você sabe onde encontra-lo, mas criar encontros “inesperados ” só para ver o ex ou saber o que ele está fazendo só irá te machucar e fará você seguir preso. O mesmo vale para mensagens ou ligações, se a pessoa realmente quisesse conversar e reatar com você ela falaria, ela também sabe onde te encontrar, então não insista mandando indo atrás.
6-Continue a viver
A dificuldade em recuperar as boas emoções neste tempo de
espera pode ser atenuada com iniciativas positivas. Então, procure se entreter em atividades boas por si mesmo que não se relacione
com atividades que você realizava com o teu ex.
Faça cursos, leia livros. Vá ao cinema, teatro, parque. Troque de cabeleireiro, guarda roupas, enfim.
Com ou sem dinheiro tem opções para você. O que
não fale é ficar em casa rodeada de coisas que o ex te deu.
Não se senta culpado por sorrir novamente.
É comum achar que, passando por
isso, por exemplo, não pode achar graça numa piada. Não só pode, como é bom fazer isso. Volte ao trabalho. Cultive a sua fé
7-Se “apaixone”
Você pode continuar vivendo como citado na dica anterior, mas muitas vezes conseguimos fazer essas atividades e continuar presos em pensamentos negativos sobre o ex, e se você está assim o é ideal que encontre uma atividade que você se “apaixone” ! Pode ser qual quer coisa, o importante é você se empolgar e colocar sua energia mental nisso, evitando ficar preso somente em pensamentos de tristeza. Além disso se “apaixonar” por um projeto, por um esporte, por um hoobie, evita que você use outras pessoas para isso embalando um relacionamento no outro. Não tenha pressa não pode ser algo forçado e claramente nem sempre vai ser fácil.
8-Joguinhos não cura
é normal querer mostrar para o ex, a pessoa incrível que você é e que ele(a) “perdeu”, mas cair ou fazer provocações, postar indiretas, ficar com amigos e conhecidos, não te ajuda a curar a dor, também não fará você ter de volta o amor da pessoa, você pode até ter a atenção, mas por que ter atenção negativa de alguém que já deixou claro que não quer ficar com você? O ex reagir aos joguinhos não significa que ele ainda te ama ou que você é melhor ou pior por isso.
9-Fortaleça amizades
Você não precisa ficar sozinho e se isolar depois do término. Faça contato pelas redes sociais mesmo com aqueles velhos amigos que nunca mais falou, ou se aproxime ainda mais dos seus amigos que já tem, se não tem busque conhecer novos, nos seus hobbies ou lugares que frequenta. Quanto mais amigos melhor.
Amigos são bons, pois podem te acompanhar em atividades que não gostamos de fazer sozinhos, como ir à sorveteria no sábado. Os amigos também podem te acompanhar em atividades simples da rotina, como ir à academia. Os amigos permitem que você viva novas experiências e vá a lugares que você não iria quando estava comprometido, como festas e viagens.
Amizades, além da companhia serve com apoio emocional, desfrutando de vários momentos juntos você ainda terá a oportunidade de contar como se sente após o termino.
10-Tenha calma
Quanto mais você seguir as dicas a cima mais o tempo será seu amigo. Mas realmente você precisa está ativo nesse processo de superação. Altos e baixos acontecem, alguns dias você pode ter alguns comportamentos que não são ajudam na superação, como por exemplo ligar pro ex, mas siga em frente no dia seguinte volte para a sua vida normalmente. O processo não acabou. Se mantenha firme;
Jacqueline Lima
Atendimentos particulares em Psicoterapia
Clínica de psicologia especializada em Terapia Cognitivo Comportamental