fbpx

alguém com ansiedade

Depoimento

Ansiedade, além da crise

Relato de uma paciente com ansiedade, a paciente já tinha conhecimento terapêutico mas não estava em tratamento.

Estou aprendendo o que é ansiedade na prática.

Antes eu tinha dificuldade em saber como eram os pensamentos ansiosos e como realmente funcionavam. Hoje eu vejo que é o seguinte: você vai ter um pensamento emocional ansioso e, em outros momentos, você vai ter um pensamento racional que entende o quão “estúpido” é seu pensamento emocional; Mas inevitavelmente ele vem.

O que gerou gatilho para me sentir ansiosa foi entrar em uma relação que eu sei que é tóxica para mim, eu quero ter um relacionamento sério,uma família, e ele não. Eu quero muito muito sair mas simplesmente não consigo.

Por enquanto, estou observando que há algumas situações gatilhos, no meu caso, locais gatilhos, e que é bom ir para longe deles. Eu ainda preciso aprender a enfrentar. Outra coisa é que situações que me deixam emocionalmente vulnerável pioram muito os pensamentos ansiosos: fome, falta de sono e início de embriaguez.

Uma técnica que estou usando muito é escrever os pensamentos. Ajuda em qualquer momento, mas o que realmente alivia é escrever seus pensamentos racionais, diversas e diversas vezes;

Descobri que não posso reafirmar TODA hora que estou ansiosa, pois isso acaba se tornando autorrealizante e eu começo a me sentir mais ansiosa;

O que mais dói para mim é não aceitar! Não importa o que seja, no meu caso eu não aceito que me importo essa situação que na minha cabeça é idiota, simples e besta.
Eu queria poder arrancar o valor que eu dou para relacionamento a qualquer custo, o quanto antes melhor. E isso me da muita raiva, eu não quero me ver nessa situação de sofrimento e paralisada por uma coisa racionalmente simples.

Meus pensamentos são de muito controle do futuro:
” o que eu vou falar para que nada dê errado,?”,
” o que eu vou fazer para ser perfeita”
” o que ele ta pensando sobre mim”
” será que ele me acha….”,
“o que ele está fazendo? “.

E muito outros, mas o piores pensamentos são do por que eu to fazendo isso se eu sei que vai me machucar?
e por aí tem: ” por que eu gosto dele?”
” quero muito que dê certo, mas sei que não é bom para mim”
“é só terminar,
é só não ver mais,
é só parar de ir vê-lo. ”
” Se eu continuar com ele vai acabar com minha vida”, “e se ele terminar comigo?”.
Tive só umas quinhentas mil vezes esses mesmos tipos de pensamentos.

Eu vi no Instagram que para tirar alguém da cabeça você precisa seguir em frente na vida e fazer coisas diferentes então tentei me distrair mas não adiantou me entupir de coisas para fazer, por que mesmo fazendo essas mil coisas ainda ficava tendo pensamentos, mas hoje descobri que amo fazer natação, fiquei hora sem ansiedade e sem lembrar dele. Ótimo parece que precisa ser algo que eu ame muitoo.
Todos os dias eu tento e tento arrancar os pensamentos, a ansiedade, a pessoa mas não consigo, eu choro no banho todos os dia e penso nisso o tempo inteiro, não consigo estar 100% nas minhas atividades do dia a dia não aguento mais .

A superação

Depois que eu entrei na terapia

Consegui sair do relacionamento, foi difícil, teve altos e baixos, tive que me afastar de uma vez, mas com apoio foi bem melhor. Depois da terapia descobri que eu não era só ansiedade, que eu tinha uma forma de me relacionar ansiosa , descobri relacionamento é algo importante para mim e que só ficamos ansiosos por ver que áreas importantes da nossa vida estão em ameaça, ou suposta ameaça. Descobri que tenho dificuldades em relacionamentos e que isso vem da minha relação familiar, onde também vi meus pais vivendo um relacionamento tóxico.
Ainda estou em processo de romper esses padrões tóxicos da minha vida e a estar perto de quem realmente vai me proporcionar o que eu quero.
Depois que entrei na terapia descobri que a técnica estava correta mas os pensamentos racionais não eram os que mais me ajudavam, pois ainda tinham muitos pensamentos de negação, e de coisas que traziam sofrimento.

Agendamento ou dúvidas