fbpx

Depoimentos

relatos reais e detalhistas de como é viver com ansiedade e depressão

Depressão com ansiedade

Pessoa com depressão que tem crises de ansiedade esporádicas, não estando em tratamento.

A diferença de esta ansioso e está depressivo..

Ansiedade acelera, depressão é frustração e vazio, é não sentir nada, simplesmente nada tem graça, nada é suficientemente bom, é não fazer questão de fazer nada, é ficar cansado e precisar de muita energia para fazer qualquer coisa. Tudo é difícil e ruim. Quando você está depressivo, a primeira coisa que você percebe quando acorda é o mal-estar, “eu me sinto tão mal fisicamente e mentalmente e o dia nem começou!”. Não sabe o que fazer para se sentir melhor e nem faz muita questão de estar melhor porque você simplesmente não acredita que pode melhorar. Você pode sorrir e agir normalmente no mínimo. Mas tudo em sua cabeça é mais difícil, tomar banho dá muita “preguiça”, não vê motivo para se arrumar, qualquer roupa está bom. Como se tivesse desistido.

O que piora muito é perceber que está se afundando e como se não bastassem os problemas, ainda você se vê péssimo, dá desgosto de você mesmo, se vê todo “feio, fracassado, fazendo tudo mal feito”. A depressão vai te deixando apático e lento com as coisas, você faz o que é obrigado a fazer, mas procrastinando cada vez mais. Por exemplo, se tem que buscar seu filho na escola, porque se você não for ninguém mais irá, você vai, mas sente preguiça de ir e demora até o último momento para ir. Até que um dia você simplesmente não vai. Às vezes você tem vontade de dormir o tempo todo, principalmente de dia em momentos difíceis, e de noite você não consegue dormir.

Comer é tanto faz, você busca algo que é gostoso acreditando que vai se sentir melhor, mas depois volta tudo à apatia “normal”. Muitas vezes você nem dá falta de comida. Ansiedade te acelera e paralisa, ansiedade não é só crise, ansiedade é ficar o dia fritando a cabeça e ruminando várias coisas. Te paralisa porque você simplesmente não presta atenção no que está acontecendo ao seu redor, você “quer ficar” pensando na sua preocupação o tempo inteiro, você fica imaginando muitos cenários e isso te deixa inquieto, às vezes você para em qualquer lugar e fica ali só pensando, é como se nada mais importasse até você resolver e ter a segurança de que o que você está imaginando não irá acontecer.

Quem tem Depressão junto com ansiedade tem momentos de crise, invadidos por pensamentos negativos. Então, ora você está apático, ora você entra em colapso mental e tem uma crise ansiosa com sintomas fortes. Se engana quem acha que pessoas que sofrem com ansiedade e depressão não ficam “de boa”, principalmente se o quadro estiver iniciando, a pessoa vai ter vários momentos que ela momentaneamente aceita e vive a vida. Não tem pensamentos negativos, mas isso são alguns minutos do dia, por exemplo, durante o dia ela pode ter um gatilho e passar 20 minutos tendo pensamentos negativos, mais 40 minutos sem nenhum pensamento negativo, mas depois volta a ter um gatilho e volta a ficar 1h com pensamentos negativos, depois os pensamentos se cessam novamente, assim passa o dia com esses ciclos de pensamentos negativos e neutros.

Por isso, muitas vezes você pode se enganar achando que a pessoa está bem, porque nesses momentos ela pode ter comportamentos que não demonstram seu quadro mental.

Quando você está depressivo sente muita raiva, tudo te irrita, porque você já está cansado demais, você não quer fazer nada, gostaria que fosse mais fácil, que as pessoas e as coisas fossem do seu jeito para ser mais fácil, você geralmente não quer falar com ninguém porque muitas vezes as pessoas estão simplesmente bem e te falando coisas simples de interações sociais que você não tem paciência, chega seu irmão falando que conheceu um lugar legal e você nem sabe o que dizer, só responde de maneira curta para encerrar o assunto, muitas vezes pensa que não se importa com aquilo porque você está cheio de problema.

Logo depois você se sente culpado, acreditando que está fazendo mal para uma pessoa que te ama, que ela não merece você trata-lá tão mal, que é melhor se afastar e muitas vezes você quer realmente ficar só porque está com raiva ou porque não quer gastar energia com ninguém. Então você se sente pior ainda por ver que está muito mal.

Relato sincero, como bem sei, você acredita que não vai melhorar buscando ajuda, mas se você se identificou é porque está na hora, alguma parte dentro de você te fez buscar esse texto, isso significa que alguma parte de você quer dar atenção para isso que está explodindo dentro de você.

leia também!

Explore outros leituras que você pode gostar e que podem te ajudar!.

Relato de um ansioso!

Tudo sobre ansiedade!

Como superar um término

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendamento ou dúvidas